G-GH2C2H79Y8

Farinhas do bem

farinhas do bem
Picture of Sabrina Ravagnani

Sabrina Ravagnani

Compartilhe

As farinhas do bem

Nem sempre o sabor de alguns legumes e frutas agradam nosso paladar. Nesses casos, é possível consumi-los de formas diferentes e muito saudáveis. Uma delas é por meio de farinhas do bem.

Versáteis e práticas, elas podem ser inseridas em iogurtes, sucos, saladas, sopas, ou utilizadas no preparo de diversos tipos de alimentos ou para substituir parcialmente a farinha comum em receitas.

Veja abaixo algumas opções:

Farinha de berinjela

É rica em pectina, fibra solúvel que forma um gel no estômago e ajuda a dar mais saciedade, além de auxiliar o trânsito intestinal. A casca dela contém grandes quantidades de antioxidantes, que ajudam a limpar o organismo.

Como fazer a farinha de berinjela:

Lave 1 kg de berinjelas e corte-as em rodelas. Disponha em uma forma e leve ao forno até que fiquem ressecadas, o que deve levar cerca de duas horas. Retire do forno e triture no liquidificador ou processador até virar pó. Guarde em local fresco ou na geladeira. Consuma em até 1 ano.

Fonte: Vix

Farinha de maracujá

Rica em fibras e com baixos carboidratos, é indicada para o controle da glicemia. Em sua casca também se encontra boa quantidade de pectina, auxiliando a saciedade e controle do peso.

Como fazer a farinha de maracujá:

Lave bem 6 maracujás em água corrente e retire as polpas. Separe a parte branca da casca, corte-a em tiras e leve ao forno médio por meia hora. Após esfriar, bata no liquidificador até virar farinha. Peneire e guarde em um recipiente com tampa e consuma em até três meses. Aproveite e guarde a polpa para fazer um suco natural!

Fonte: Minha Vida

Farinha de linhaça

Rica em nutrientes como ômega 3 e 6, a farinha desta semente ajuda a controlar o colesterol, afastar sintomas da TPM, além de auxiliar o controle da glicemia. A grande quantidade fibras retardam a digestão e fazem a sensação de saciedade chegar mais rápido – e permanecer por mais tempo.

Como fazer a farinha de linhaça:

Bata no processador (ou liquidificador) as sementes inteiras de linhaça dourada, até que tenham se transformado em pó. Guarde a farinha em recipiente fechado e longe de produtos com cheiro forte.

Para não perder as propriedades da linhaça dourada (o óleo presente na semente começa a oxidar, ou seja, ficar rançoso em pouco tempo), a dica é não fazer muita farinha de uma única vez, preparando somente a quantidade que vai utilizar naquele dia, ou no máximo o suficiente para dois dias.

Fonte: Mundo boa forma

 

Farinha de banana verde

Ótima fonte de mineras, potássio, fósforo e zinco, a farinha da banana verde é uma boa alternativa para a saúde dos ossos. Por conter uma grande quantidade de amido resistente, impede a absorção do açúcar contido nos carboidratos, evitando picos de glicose no sangue. Também auxilia o melhor funcionamento do intestino e atua na redução do colesterol.

Como fazer a farinha banana verde:

Descasque 10 bananas verdes (preferencialmente a banana prata) e corte em finas rodelas. Em assadeiras, coloque as rodelas lado a lado. Quanto mais espaçadas ficarem, mais rápido é o processo de secagem.

Coloque no forno até que fiquem completamente ressecadas. Espere esfriar, bata no liquidificador, peneire e guarde em um recipiente escuro e com tampa e consuma em até três meses

 Estes tipos de farinha também podem ser encontrados a venda em lojas para produtos naturais, nas zonas cerealistas (ceasa) e em lojas especializadas em vendas de castanhas e oleaginosas.
 
 *Foto: Shutterstock /Fonte: Vix
Author picture

Feito com amor por Sabrina Ravagnani                                 

Cozinheira profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas, especialista em ensinar receitas lights, saudáveis e gostosas para você se alimentar melhor.

👉 Este post tem caráter informativo. Ainda que se baseie em fontes profissionais nas áreas de saúde e nutrição, não substitui de forma alguma o acompanhamento médico ou nutricional. Lembro que cada indivíduo tem suas restrições e condições  específicas, e por isso é importante procurar por um especialista.

Grátis!E-book de Receitas para
um Café da Manhã Saudável!