Por que os italianos não engordam? Conheça o estilo de vida alimentar para uma vida saudável e saiba como eles mantém a forma.
Por que os italianos não engordam? Eu sempre fui uma apaixonada pela Itália, sua cultura e principalmente, sua gastronomia. Desde que vim morar aqui, fui descobrindo aos poucos curiosidades sobre o estilo de vida italiano, que adoro dividir com vocês nas redes sociais. Um assunto em especial rendeu um conteúdo bacana e pertinente para um post aqui no site, que é sobre a alimentação italiana.
E a pergunta que não quer calar é: como os italianos conseguem manter a forma apesar de toda essa tradição culinária maravilhosa e todo o ritual que seguem durante as refeições, que começa com um antipasto, seguidos do primo e secondo piatto (que normalmente consomem acompanhados de um bom vinho da casa), doce e café ou licor? Isso sem falar do café da manhã que é feito sempre com um doce como croiassants de nutela ou com recheio de maçã (a Itália cheira a brioche de manhã).
Bem…. acontece que os os italianos são adeptos de um estilo alimentar baseado na dieta mediterrânea, e se alimentam de uma forma consciente e equilibrada, utilizando principalmente alimentos frescos no preparo. E seguem uma série de hábitos que são fundamentais para uma boa saúde. Isso explica porque um dos paises com a menor taxa de obesidade do mundo (9,8%), perdendo apenas para os orientais Coreia do Sul e Japão.
Por que os italianos não engordam? Veja os principais hábitos italianos para uma vida saudável:
Bem…. acontece que os os italianos são adeptos de um estilo alimentar baseado na dieta mediterrânea, e se alimentam de uma forma consciente e equilibrada, utilizando principalmente alimentos frescos no preparo. E seguem uma série de hábitos que são fundamentais para uma boa saúde. Isso explica porque um dos paises com a menor taxa de obesidade do mundo (9,8%), perdendo apenas para os orientais Coreia do Sul e Japão.
1 – Eles levam muito a sério a qualidade do que consomem e têm o hábito de comprar alimentos naturais, frescos, diretos de produtores em feiras ou em mercadões. Preferem alimentos orgânicos e a dieta varia com as estações do ano priorizando os produtos sazonais, o que significa que respeitam o tempo de colheita para que não haja necessidade de tantos conservantes e agrotóxicos para produção de alimentos fora da sua sazonalidade. Ponto para a saúde.
2- O consumo caseiro de congelados e industrializados é baixo, e comercialmente falando, existe uma lei por aqui para que os restaurantes especifiquem no menu quais de seus produtos foram conservados no congelador, sob pena de multa. O descumprimento é crime, e pode levar à prisão). Então além de consumirem na maioria produtos in natura, normalmente seguem uma dieta rica em frutas, peixes, verduras, gorduras boas como o azeite, e pouca carne.
3 – A quantidade do que é servido nos pratos das refeições é super balanceada. Então ainda que eles comam croissant de chocolate no café da manhã e que o almoço seja servido em 5 porções, elas são pequenas. E ao contrário da culinária francesa, usam pouca manteiga, quase não usam creme de leite e molhos à base de gordura. As massas são normalmente preparadas com legumes e verduras.
4 – Se consome muito pão por aqui, mas sem manteiga, muito menos margarina. É normalmente servido com pastas de verduras, azeite de qualidade, ou puro mesmo. E as pizzas não são como as nossas. Nada de 1 milhão de recheios e um mundaréu de queijo gorduroso. Usam molho natural, pouco queijo, recheios frescos e nada de borda recheada. Nem ketchup, pelo amor de deus!
5 – Eles não tem o hábito de consumir frituras e fast food. E quando o fazem, comem pouco. Refrigerante é algo que normalmente nem se vê nos restaurantes. Eles bebem vinho, chá gelado ou água. E também não vejo as pessoas comprando muito refrigerante no supermercado não….diria que é raro. E os doces tem muito menos açúcar.
6 – A Itália é um dos países mais ativos do mundo. As pessoas preferem caminhar e andar de bicicleta (inclusive existe um sistema de bikes compartilhadas por todos os lugares – tendo por referência a cidade de Milão), ou usam transporte público para se locomover (o que acaba levando a uma caminhada leve). Como em muitos lugares não se pode usar carro, como nos centros históricos, é muito difícil estacionar aqui e existe segurança de um modo geral, as pessoas pessoas caminham bastante pelas ruas e a qualquer hora do dia.
Eu tenho aprendido muito com a cultura alimentar italiana, e pretendo aprender cada vez mais rumo a um estilo de vida ainda mais saudável. E espero pode compartilhar com vocês descobertas…
Imagens: Pixabay
Fonte: Huffpost
E não deixe de conhecer o nosso livro digital, o Dia a Dia Sem Culpa, com 130 receitas lights, saudáveis e gostosas para diversificar o seu cardápio do dia a dia com muito sabor. Você vai aprender receitas desde café da manhã, saladas, molhos, pratos principais, acompanhamentos, sobremesas, a lanches e petiscos. Acesse https://www.lp.
Eu vou e explicar em todos os detalhes como funciona o seu organismo, quais são os tipos de carboidratos, proteínas e gorduras, quais são os tipos de açúcares, adoçantes naturais e artificiais, além de explicar o que é e como diminuir o índice glicêmico dos ingredientes e como se faz para planejar um cardápio semanal e congelar alimentos. E tem ainda outros Posts sobre Por que os italianos não engordam como este.
E por fim, queria te dizer que se você ainda não baixou o e-book gratuito com receitas saudáveis para o café da manhã, aproveite para pegar o seu. O download é totalmente gratuito, e você vai receber ainda um manual com as dicas do que comer no café da manhã para sentir menos fome durante o dia. Assim você vai comer menos e ter um dia com muito mais saciedade para poder emagrecer.
É bastante coisa, né? Espero que você goste!Foi tudo feito com muito carinho para que você também possa melhorar a sua alimentação e aprender a cuidar de você mesma com muito carinho e cuidado!
Por que os italianos não engordam