Se você consome sucos de fruta achando que está ingerindo algo extremamente benéfico, cuidado. Nem sempre é assim. Beber suco faz mal, dependendo do tipo e da quantidade do suco que você ingere.
Quando vamos às compras encontramos muitas opções de bebidas à base de frutas. Quase todas se passam por “saudáveis” por serem feitas a partir de ingredientes naturais. Mas a verdade é que a grande maioria das bebidas a base de frutas comercializadas contém conservantes, açúcares, corantes e alguns outos elementos químicos prejudiciais.
Daí vem a importância de sabermos identificar quais produtos são realmente saudáveis e quais são prejudiciais à nossa saúde e quais sabotam o emagrecimento.
Alguns tipos de sucos passam por um processo de “concentração” onde muitos nutrientes se oxidam, as fibras que fazem parte da fruta integral são deixadas de lado e o que sobra é basicamente um líquido colorido, com um sabor gostoso, mas com muito açúcar. Este alto teor de açúcar pode produzir um pico de glicose no organismo e colocar o seu corpo em modo de armazenamento de gordura.
Isso significa que, ao perceber que aconteceu um pico de açúcar, o nosso corpo libera insulina em quantidades altas para recolher todo esse açúcar que não será usado naquele momento e o estoca como gordura. Ao invés de estar tomando um inocente suco, você pode estar na verdade favorecendo o ganho de peso!
Tipos de bebidas à base de fruta
Suco Integral
100% integral e 100% fruta. Sem adição de água e açúcar.Contêm apenas ingredientes naturais presentes nas próprias frutas e vegetais.
Suco
100% fruta, não tem adição de corantes ou aromatizantes, mas pode ser reconstituído com adição de água e adoçado.
Refresco
Bebidas não fermentadas, diluídas em água, coloridas e aromatizadas artificialmente. Podem ter adição de açúcares e contém em média apenas 10% de fruta.
Néctar
São bebidas que podem ter adição de açúcares, naturais ou não, corantes, conservantes e outros aditivos químicos. Esse tipo de produto possui cerca de apenas 30% de suco da fruta.
Beber suco faz mal?
Não, mas não tem os mesmos benefícios que comer uma fruta, por exemplo. Isso porque as frutas contém fibras inteiras, que estão estão intactas. Quando consumimos uma fruta o nosso sistema digestivo leva um tempo para quebrá-las e a frutose, que é o acúcar natural da fruta, entrar na corrente sanguínea.
Ao extraímos o suco das frutas, a maior parte das fibras é removida e a frutose é absorvida mais rapidamente pelo corpo, gerando picos de insulina.
Qual a quantidade diária de suco que posso beber?
Os sucos são fontes de nutrição e hidratação e, se consumidos com equilíbrio, são perfeitos para compor o cardápio do café da manhã e até dos lanches intermediários. Mas por conta da rápida absorção da frutose feita pelo nosso organismo, segundo o Ministério da Saúde a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de no máximo 250ml de suco de fruta por dia, sem adição de açúcares. Não exagere, pois beber suco faz mal se for em excesso.
Como escolher o melhor suco?
Os especialistas em nutrição são unânimes: o suco natural. Ou seja, a opção mais saudável sempre vai ser a que não vem dentro de uma embalagem, e sim numa casca!
Assim você estará consumindo o produto in natura, sem adição de nenhum elemento extra e aproveitando melhor os nutrientes da fruta.