G-GH2C2H79Y8

Planejando uma reeducação alimentar de sucesso

reeducação alimentar
Picture of Sabrina Ravagnani

Sabrina Ravagnani

Compartilhe

Como fazer uma reeducação alimentar?

Hoje quero compartilhar com vocês algumas dicas importantes de planejamento para quem está começando uma reeducação alimentar. Para mim, planejar é a chave para um emagrecimento saudável e resultados recompensadores.

Além de facilitar a vida, planejar é quase como fazer um filtro para entendermos como a nova rotina vai funcionar, quais alimentos devemos escolher, quais gostamos mais e podemos consumir e nos familiarizamos melhor com a lista de ingredientes que precisamos comprar. Ou seja, é fundamental para se ter sucesso numa reeducação alimentar.

PARA COMEÇAR
É importante fazer acompanhamento nutricional ao iniciar uma reeducação alimentar. Portanto, tente marcar uma consulta com um nutricionista. Além de ajudar a identificar os melhores alimentos para você, é garantia de que você fará uma dieta segura e saudável. Não saia fazendo dietas malucas.

MUDE SEUS HÁBITOS
O nosso corpo responde a partir dos hábitos que escolhemos e praticamos. Por isso, o primeiro passo para a mudança é conhecermos os nossos hábitos e identificar o que precisamos mudar. Então minha sugestão fazer um diário alimentar. Anote o que você come durante o dia, por horários. Com isso você vai identificar o que está certo ou errado na sua alimentação.

LIVRE-SE DE COMIDAS QUE TE AFASTAM DO SEU OBJETIVO E SE APROXIME DAS QUE TE FAZEM BEM
Agora que você já identificou seus excessos e erros na alimentação, é hora de se livrar dos alimentos “não-saudáveis”. Comece cortando os fast foods, biscoitos industrializados, embutidos, frituras e diminuindo o açúcar. O melhor a fazer é não comprar este tipo de alimento quando for ao supermercado para não cair na tentação. Descasque mais e desembale menos! Aposte em frutas, legumes e vegetais.

PROCURE RECEITAS LEVES
No início é difícil pensar como fazer receitas leves, já que você já estava habituada a fazer pratos mais “gordos” e sem muitas restrições. Então pesquise, a internet tem uma infinidade de opções. Seu nutricionista pode te ajudar muito nisso também! Guarde as receitas que você se interessar mais, e que as melhores se identificam com o seu paladar e estilo de vida. AQUI tem um monte de receitinhas!

TRACE METAS
Trace metas para seguir. Defina prazos. Mas não tenha metas absurdas. Não adianta querer emagrecer tudo em um mês. Você levou mais tempo que isso para ganhá-los, então acalme-se e mantenha o foco. Respeite seu corpo, faça metas que sejam saudáveis e possíveis de cumprir, e vá comemorando cada quilo perdido.
O que me ajudou muito a conquistar meu objetivo foi imaginar como eu estaria a cada meta alcançada. Então visualize. Imagine-se como estará em 1 mês, 2 meses e 3 meses. P Isto vai te dar ânimo e te afastar do desejo de comer gordices.

MONTE O CARDÁPIO DA SEMANA
Planeje as refeições para os próximos dias, para não ser pego de surpresa e acabar colocando tudo a perder. Monte um cardápio e siga. Planeje, e tudo dará certo!

CONHEÇA O SEU CORPO
Antes de começar a dieta, pese-se e faça a medição das suas circunferências com uma fita métrica. Olhe-se bem no espelho, aceite o seu corpo e afirme-se que quer muda-lo verdadeiramente. Faça um “contrato” com você mesmo se prontificando a cumprir. Depois vá anotando sues novos pesos e medidas a cada semana. Isso é importante porque ajudar você a mensurar todo o seu esforço.

VAMOS ÀS COMPRAS
Agora que você já traçou suas metas e sabe o que deve evitar, e já tendo um cardápio para começar, é hora de ir ao supermercado e abastecer sua despensa e geladeira com o que você pode comer.

TENHA HORÁRIOS PARA COMER
Definir os horários das refeições evita que você belisque o dia todo e ajuda a educar seu organismo a não sentir fome fora dos horários de alimentação. O ideal é fazer no mínimo 6 refeições pequenas diariamente, assim você evita o pico de fome e mantém seu metabolismo acelerado.

CUIDADO COM A ANSIEDADE
Quando resolvemos mudar, é normal ter ansiedade em ver logo os resultados. Mas evite se pesar todos os dias. De um dia para o outro podemos ter alterações, inchaços, e às vezes o ponteiro sobe. Isso pode gerar uma frustração, que acaba nos levando à cozinha para buscar alguma recompensa emocional em forma de comida. Então escolha um dia da semana e pese-se sempre no mesmo horário.

NÃO DESISTA
Não alcançou a meta esperada para a semana? Tenha calma. Se desesperar vai afastar você de conquistar seu objetivo. Avalie onde errou e dedique-se mais na semana seguinte.

ACREDITE EM VOCÊ
Você é o responsável pela sua mudança. Você precisa confiar que é capaz de vencer você mesmo. Essa vitória será sua, e você verá que a recompensa vale muito mais que todo o seu esforço.

Estamos prontos! Vamos começar a mudança? Acredite, tenha foco, determinação e parcimônia. Se planejarmos bem e não mudarmos o curso dos nossos objetivos, o sucesso virá!

Eu acredito em você!

Author picture

Feito com amor por Sabrina Ravagnani                                 

Cozinheira profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas, especialista em ensinar receitas lights, saudáveis e gostosas para você se alimentar melhor.

👉 Este post tem caráter informativo. Ainda que se baseie em fontes profissionais nas áreas de saúde e nutrição, não substitui de forma alguma o acompanhamento médico ou nutricional. Lembro que cada indivíduo tem suas restrições e condições  específicas, e por isso é importante procurar por um especialista.

Grátis!E-book de Receitas para
um Café da Manhã Saudável!