Você já ouviu falar em alimentos termogênicos?
Os alimentos termogênicos são alimentos que aceleram o metabolismo e aumentam a nossa temperatura corporal, obrigando o nosso organismo a gastar mais energia e assim queimar calorias e gordura , o que auxilia a perda de peso.
Isso acontece porque esse tipo de alimento não é facilmente digerido, portanto exige ao organismo mais energia que o normal e induz o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado.
Mas vale lembrar que esses alimentos não fazem milagres. Eles auxiliam, dão uma ajuda e tanto para a perda de peso, desde que em conjunto com os demais hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e alimentação balanceada.
Confira abaixo alguns dos alimentos termogênicos naturais mais eficientes, saudáveis e saborosos!
O café é uma fonte natural de cafeína, substância que estimula a termogênese, auxiliando a queima de gorduras. A ação da cafeína no sistema nervoso central pode ajudar ainda no aumento da disposição, ânimo e bem-estar. Mas não exagere! O excesso da bebida pode causar problemas do estômago, insônia e ansiedade.
Gengibre
O gengibre tem alto poder termogênico porque é um alimento de difícil digestão, fazendo com que o organismo acelere e consuma uma maior quantidade de calorias e energia. É indicado também para o combate a enjoos, indigestão e gases.
Canela
A canela acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal, auxiliando no emagrecimento. Além de sua função termogênica, a canela pode melhorar a ação da insulina – hormônio responsável pela redução da taxa de açúcar no sangue.
Linhaça
A linhaça é considerada um alimento funcional. Além de acelerar o metabolismo, proporciona o aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular, e é um regulador glicêmico.
Chá verde
O chá verde é conhecido por suas propriedades antioxidantes e efeito diurético que auxilia na perda de medidas corporais, mas também é um potente termogênico natural e saudável.
Pimenta Vermelha
Considerada um dos melhores termogênicos naturais, a pimenta vermelha possui a capacidade de aumentar em até 20% a queima de gordura pelo organismo por conta capsaicina, que é a susbstância termogência que também é responsável pelo seu sabor picante do alimento.
Ômega 3
O ômega 3 é encontrado em peixes como salmão e atum e também em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.
Água Gelada
Sim! Água gelada! Ao ingerir água gelada o organismo gasta energia para elevar a temperatura até considerada adequada pelo corpo. E se a ingestão acontecer 30 minutos antes das refeições, ela ainda ajuda a acalmar o organismo e evitar a compulsão. .
Benefícios dos alimentos termogênicos
Além de ajudar na perda de peso e queima de gordura, os alimentos termogênicos também outros benefícios para o organismo:
Estimulam a digestão
Eliminam gases
Auxiliam no tratamento de gripes
Previnem contra o câncer de cólon e ovário
Auxiliam no emagrecimento
Melhoram a circulação sanguínea
Efeitos Colaterais e contraindicações
Quando consumidos em excesso os alimentos termogênicos podem causar efeitos colaterais como tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais.
Nao são indicados nos casos de:
Hipertireoidismo;
Doenças cardíacas;
Pressão alta;
Insônia e ansiedade;
Enxaquecas;
Crianças e mulheres grávidas ou que amamentam.
Consulte seu médico.
Fonte: Tua Saúde