G-GH2C2H79Y8

Conheça 7 adoçantes naturais

adoçantes naturais
Picture of Sabrina Ravagnani

Sabrina Ravagnani

Compartilhe

O que são adoçantes naturais e por que escolhê-los?

Os adoçantes naturais são alternativas ao açúcar comum, extraídos de fontes naturais como plantas e frutas. Ao contrário dos adoçantes artificiais, que são produzidos sinteticamente,  podem trazer riscos à saúde a longo prazo (como o aspartame, sucralose, sacarina, acessulfame K, neotame e o ciclamato de sódio) e têm sido associados a efeitos colaterais negativos, como problemas digestivos e metabólicos, além de potenciais riscos para a saúde a longo prazo. 

Xilitol, o adoçante amigo dos dentes

O xilitol é um poliol, também chamado de poliálcool ou álcool de açúcar. É um carboidrato que tem sido utilizado como substituto da sacarose extraído de plantas como o milho e a bétula. Ele possui um baixo índice glicêmico e ajuda prevenir cáries enquanto adoça.Possui 40% a menoos das calorias do açúcar comum.

Eritritol, doçura sem calorias

Também um poliol ou álcool de açúcar. Ele é da família dos carboidratos e considerado um monossacarídeo. Com praticamente nenhuma caloria, e índice glicêmico igual a zero, o eritritol ainda ajuda a prevenir cáries e reduz a formação da placa bacteriana. O eritritol não causa picos de glicose no sangue, nem de insulina. Além disso, é gentil no estômago, não causando desconforto digestivo, o que permite desfrutar de doces e bebidas sem culpa.

Stévia, adoçante potente 

A stévia é um adoçante natural extraído das folhas da planta stevia rebaudiana. É extremamente doce, sendo até 300 vezes mais doce que o açúcar comum, mas não contém calorias e não afeta os níveis de glicose no sangue. Pode ser usada em uma variedade de receitas, desde bebidas até sobremesas. Mas geralmente ele possui um sabor residual amargo no final.

Frutose, o adoçante das frutas

A frutose é o açúcar natural encontrado nas frutas. Embora seja mais doce que o açúcar comum, deve ser consumida com moderação, pois pode contribuir para o aumento dos níveis de açúcar no sangue e peso se consumida em grandes quantidades. Portanto, seu uso deve ser limitado. É ideal para adoçar sucos e sobremesas natura. 

Sorbitol, o adoçante com baixo índice glicêmico

O sorbitol é um álcool de açúcar encontrado naturalmente em frutas como maçãs e peras. Ele tem um baixo índice glicêmico e menos calorias que o açúcar comum, mas pode causar desconforto gastrointestinal se consumido em excesso. É frequentemente usado em produtos dietéticos e de baixo teor calórico.

Agave, a doçura natural do cacto

O xarope de agave é extraído da planta de agave e é conhecido por seu baixo índice glicêmico. É vegano e mais doce que o açúcar, então você pode usar menos para obter o mesmo nível de doçura. Ideal para adoçar bebidas e sobremesas, o agave também contém pequenas quantidades de minerais e vitaminas. Pode aumentar os triglicerídeos, a glicose no sangue e engordar. Além disso, por se tratar de um produto importado, o preço alto pode ser um fator limitante.

Açúcar de coco, a alternativa nutritiva

O açúcar de coco é extraído da seiva das flores do coqueiro. Embora tenha o mesmo valor calórico que o açúcar, seu índice glicêmico é menor. O sabor doce é agradável e contém nutrientes como ferro, zinco, cálcio e potássio. É ideal para bolos, biscoitos e outras sobremesas mas pode deixar as receitas mais escuras por conta da sua cor amarronzada.  Não pode ser consumido por diabéticos. O preço elevado pode ser um fator limitante.

Agora que você conhece as opções de adoçantes naturais, transforme suas receitas substituindo o açúcar por adoçantes naturais e desfrute de pratos deliciosos. Optar por adoçantes naturais contribui para uma vida mais saudável, evitando os riscos associados aos adoçantes artificiais. Já experimentou algum desses adoçantes naturais em suas receitas? Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua experiência!

Quer saber mais sobre adoçantes? Clique AQUI e conheça o Dia a Dia Sem Culpa.

✅ Livro digital completo com informações sobre o funcionamento do organismo, tipos de alimentos, açúcares, adoçantes, substituições de farinhas, planejamento de cardápio, congelamento e muito mais.

✅ Café da manhã, pratos principais, acompanhamentos, saladas, molhos, sobremesas, lanches, petiscos, além de receitas de base como caldos e temperos.

✅ Acompanha 2 videoaulas, apostila de sucos Detox, Apostila de Lanches FiT e outras receitas lights!

Somando os bônus são mais de 200 receitas saudáveis  para melhorar a sua alimentação no Dia a Dia. Cuide de você e da sua saúde!

Author picture

Feito com amor por Sabrina Ravagnani                                 

Cozinheira profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas, especialista em ensinar receitas lights, saudáveis e gostosas para você se alimentar melhor.

👉 Este post tem caráter informativo. Ainda que se baseie em fontes profissionais nas áreas de saúde e nutrição, não substitui de forma alguma o acompanhamento médico ou nutricional. Lembro que cada indivíduo tem suas restrições e condições  específicas, e por isso é importante procurar por um especialista.

Grátis!E-book de Receitas para
um Café da Manhã Saudável!