Esses dias um amigo postou uma foto de uma receita de empadão de frango nas redes sociais e me acendeu o gatilho. Nossa, que saudade…aqui na Itália se come muito bem, mas eu sinto muita falta das nossas comidinhas maravilhosas.
Resolvi fazer uma receita de empadão de frango em casa, mas numa versão sem glúten para testar. Como eu tenho tireoidite de Hashimoto, evito sempre consumir o glúten porque ele tem propriedades inflamatórias que prejudicam esse tipo de patologia. Além disso, ele se transforma mais rapidamente em açúcar no sangue e favorece o ganho de peso. Então resolvi testar com farinha de arroz.
A massa que se faz para o preparo do empadão é a chamada massa “podre“, ou – pâte brisée, muito difundida na culinária francesa. Ela é uma mistura de farinha de trigo, gordura (normalmente manteiga, mas também pode ser feita com banha ou gordura vegetal), água e sal. Depois de assada ela fica crocante, quebradiça e desmancha na boca.
Uma delícia que me faz lembrar da minha infância com muito carinho. Minha mãe era especialista neste tipo de massa.
Nessa versão sem glúten, ela não tem a mesma estrutura e não fica tão crocante. Mas achei que também ficou muito gostosa e vale muito a pena!
Essa receita de empadão de frango também pode ser preparada com outros tipos de recheio a seu gosto, como camarão ou palmito, e ficam igualmente deliciosos! Anota a receita!
Receita de empadão de frango sem glúten
Ingredientes
- Massa
- 3 e 1/2 de xícara de farinha de arroz
- 250g de manteiga sem sal
- 1/2 xícara de água
- 2 ovos sal a gosto
- Recheio
- 1kg e peito de frango cozido e desfiado
- 300 ml de água do cozimento do frango
- 1 tomate picado
- 3/4 de xícara de molho de tomate
- 1 copo de requeijão light
- 2 dentes de alho
- 1 cebola picada
- sal, salsinha e cebolinha a gosto
- gema para pincelar
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes da massa com a mão, sem sovar a massa. Enrole em papel filme e deixe descansar em geladeira enquanto prepara o recheio.
- Refogue em um pouco de azeite a cebola, alho e tomate picado, até murchar.
- Acrescente o frango cozido desfiado, acrescente os demais ingredientes (menos o requeijão), misture bem e deixe cozinhar por uns 8 minutos.
- Forre fundo e lateral de uma forma de fundo removível de 20 cm de diâmetro com a massa ja preparada. (Faça uma camada fina, mas não transparente).
- Separe um pouco da massa para fechar o empadão.
- Adicione o recheio frio sobre a forma com a massa já moldada.
- Coloque por cima o requeijão (eu usei o caseiro, já que aqui na Itália não tem, veja receita AQUI).
- Abra o restante da massa com um rolo de macarrão e com essa tampa feche o empadão.
- Pincele gema por cima e com um garfo faça pequenos riscos sobre a massa para decorar.
- Leve para assar por 40 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus.
Receita feita com amor por Sabrina Ravagnani
Cozinheira profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas, especialista em ensinar receitas lights, saudáveis e gostosas para você se alimentar melhor.
Aprenda como melhorar a sua alimentação de um jeito prático, saudável e gostoso de verdade. Conquiste um dia a dia com mais saúde para você e sua família. Clique AQUI.
Antes de mais nada, eu queria agradecer pela sua visita. É um prazer ter você por aqui, ainda mais agora que o site está de cara nova!
De antemão, já te digo que o Sem Culpa Nenhuma é um site de receitas saudáveis. Aqui você vai encontrar receitas fit.
Receitas lights. Receitas fáceis. Receitas práticas. Receitas simples. Receitas de bolo. Receitas para o almoço. Receitas para o jantar. Receitas com frango. Receitas de lanches. Receita de empadão de frango.
Em outras palavras, aqui tem receitas gostosas de verdade para você ter uma alimentação saudável e melhorar a sua rotina alimentar e a sua saúde.
Todas as receitas são de fácil preparo, não sópara quem já costuma cozinhar mas também para quem não tem muitas habilidades na cozinha.
A proposta do Sem Culpa Nenhuma é fazer adaptações de receitas comuns de forma que elas fiquem mais nutritivas, menos calóricas e igualmente saborosas. Afinal, o prazer em comer também deve fazer parte do cardápio.
Cozinhar é libertador, ao mesmo tempo que terapêutico e calmante. Experimente! Você vai perceber que tendo a receita certa você vai conseguir realizar preparos gostosos e que funcionam.
E que fazer comidinhas mais leves, que ao contrário do que você pensa, pode sim ser fácil e saboroso.
çAcesse https://www.lp.semculpanenhuma.com e adquira o seu.
Neste livro você vai encontrar não só outra receita de empadão de frango sem glúten requeijão caseiro vegano!
Nele eu conto a minha história pessoal de como eu consegui emagrecer e mudar não só a minha rotina alimentar, mas, principalmente a minha relação com a comida.
E além disso eu vou e explicar em todos os detalhes como funciona o seu organismo, quais são os tipos de carboidratos, proteínas e gorduras, quais são os tipos de açúcares, adoçantes naturais e artificiais, além de explicar o que é e como diminuir o índice glicêmico dos ingredientes e como se faz para planejar um cardápio semanal e congelar alimentos.
E por fim, queria te dizer que se você ainda não baixou o e-book gratuito com receitas saudáveis para o café da manhã, aproveite para pegar o seu.
O download é totalmente gratuito, e você vai receber ainda um manual com as dicas do que comer no café da manhã para sentir menos fome durante o dia.
Assim você vai comer menos e ter um dia com muito mais saciedade para poder emagrecer.
É bastante coisa, né? Espero que você goste!Foi tudo feito com muito carinho para que você também possa melhorar a sua alimentação e aprender a cuidar de você mesma com muito carinho e cuidado! de